terça-feira, 10 de março de 2020

Covid-19 na Itália, segundo um brasileiro

Infelizmente a situaçãona Itália não está fácil. 

Uma pessoa, brasileira, moradora na Itália, enviou
texto um tanto preocupante. Veja o que ela diz: 

"Quero compartilhar com vocês as últimas notícias, não para assustá-los, mas como forma de alerta mesmo. Isso, porque até poucos dias atrás, as coisas pareciam estar "sob controle", apesar de subir o número de contagiados.
Em rede nacional tivemos um novo comunicado presidencial colocando a Itália oficialmente em estado de emergência nacional por 6 meses.

Chegamos a  mais de 5.700 casos do coronavírus, dos quais já foram registradas mais de 400 mortes e mais de 500 pessoas curadas. Os  hospitais estão atolados de gente e não tem mais onde internar as ninguém ...


Todos os lugares públicos  que promovem aglomeração de pessoas como shopping,  escolas,  academias, supermercados, grande magazines, teatro , cinema, bares, discotecas, restaurantes estarão fechados. (os  supermercados poderão abrir de segunda a quinta e a nós será permitido somente um componente por família para fazer as despesas). Quem não obedecer às medidas por parte de comerciantes ou clientes, serão punidos com multa e, se necessário, reclusão de até 6 meses.  

A partir de agora estamos realmente assustados porque até então, alguns desses lugares públicos não estavam sendo restritos... Minha filha Aurora está tendo aulas online em casa através do computador, e assim está sendo em todas as escolas de toda a Itália.


Já são 463 mortes em toda a Itália e a quarentena foi ampliada em todo o país! A Itália está praticamente parada!

A Economia dos países onde o covid-19 se alastrou está complicada: os mercados com as prateleiras vazias (ou quase) e o comércio praticamente parado.  Todos estão fazendo o impossível para conter esse mal...




As empresas estão em pânico.  A economia e o turismo na Itália estão no chão. As cidades estão vazias. Estamos proibidos de entrar em vários países da Europa. Até  o exército italiano foi convocado para se posicionar às ruas perto das fronteiras para evitar o deslocamento de italianos em outros países. Estamos vivendo um momento assustador realmente, mas estou informando à vocês porque infelizmente o vírus está se espalhando em todo mundo facilmente e logo chegará até vocês . Hoje são alguns casos perdidos no Brasil, mas a coisa tende a se alastrar. Peço que tenham cuidado, que se previnam, que ajudem a divulgar...  Evitem horários de pico em lugares cheios de gente porque, assim como está se espalhando por todo o mundo, chegará aí também, infelizmente.
Nos momentos de dificuldade os gestos de solidariedade do povo chinês para com os napolitanos.





Se no início as pessoas forem conscientes, acho que fica mais fácil conter a epidemia. Se cuidem! Principalmente os mais velhos, acima de 65 anos. (Aqui os velhinhos estão proibidos de sair de casa porque são os mais frágeis e prováveis vítimas e, de fato, a maioria dos casos de morte são de idosos)... Que Deus nos ajude!

Seis mil máscaras foram distribuidas ao povo, gratuitamente, num gesto solidário dos chineses para com o povo daquela cidade italiana.

Lavar as mãos constantemente, principalmente ao sair de uma condução, ao manusear dinheiro, ao chegar em casa após chegar do trabalho, lavar as mãos com sabão esfregando como divulgado pela Saúde do País ou da sua cidade.
Agora não é  hora de fazer piadinhas nas redes sociais com o que está acontecendo porque a coisa é mais seria do que podemos imaginar e eu tenho medo pelo Brasil. Não sei se somos um país sério o suficiente para combater uma verdadeira epidemia como essa, não sei se temos estrutura para isso e não sei se o brasileiro tem disciplina para enfrentar um caos desse. 

Compartilhem, porque quanto mais gente souber da gravidade da coisa, melhor para iniciarem a prevenção.

Visite nosso site: www.jornaldebolso.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário