quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

As oportunidades surgem e passam muito rápido na atualidade...

Claudio Vianei
PARA PENSAR... DE VERDADE!

O povo reclama, muitas das vezes coberto de razão e outras tantas sem um mínimo disso...
Quem ainda não chegou de viagem nas rodoviárias, cansado da viagem, com vontade de chegar em casa para descansar e quando procura um taxi... cadê? Nenhum por perto...

Aí, aparece um carro particular... A pessoa vai até o motorista e lhe faz proposta de pagar para levá-la até sua casa... Ele aceita, até porque uma graninha a mais não faz mal a ninguém...

Alguém conta para um taxista que o carro de fulano fez a viagem para a passageira... Como abutres partem pra cima do dono do carro e querem tirar satisfação, agredir o motorista, porque, dizem, está fazendo concorrência desleal... Mas, por que não estavam no terminal rodoviário quando passageiros chegam?

Esse exemplo foi só para mostrar como há profissionais e "profissionais" em todas as áreas, e para falar de um outro assunto relativo a isso e que está chegando aqui para nós: o Uber! Verdade!
Um serviço que sai bem mais barato do que os taxistas cobram. E aqui é cobrado no "tiro", de acordo com a cara do freguês. Para uns é um preço, para outros é outro. Digo, porque já aconteceu comigo!
Outra coisa que eu não concordo é o profissional recusar corrida por ser de percurso pequeno. Aí, há muitos que se recusam transportar o passageiro... Vão ganhar pouco. Preferem viagens longas!

Querem exemplos? Pois bem. Quanta gente já andou a pé alguns quilômetros, na madrugada, pois saíram de um show e a rua repleta de taxistas na frente da casa, que se recusavam a fazer corridas com valores inferiores a R$ 50,00.

Aí, quando a gente fala no Uber, querem (como tentaram no RJ e em SP) quebrar os carros, bater nos motoristas, não deixar que trabalhem, mas estão fazendo um serviço muito melhor do que muitos taxistas, muitos deles mal educados e mau humorados, como se o passageiro tivesse culpa das suas particularidades...

Na minha opinião esse sistema, por aplicativo, veio para ficar e não há como regredir. O Uber vem oferecendo o que muitos dos taxistas não oferecem há muito tempo: um serviço individual, conveniente, barato e de qualidade.

Vocês já notaram como as coisas estão mudando muito rapidamente? Quantas locadores de vídeo tínhamos na cidade? Lembra? Várias, não é? E hoje, sabe quantas? Duas ou três, se tanto! E olha que havia umas dez na cidade! Sabem por quê? Porque apareceram a internet, a Netflix e ninguém, ou quase ninguém, se dá mais ao trabalho de ir a uma locadora se pode baixar um filme direto no seu computador ou mesmo assistir sem baixar... e de boa qualidade!

Lembram das máquinas de datilografia? (Eu tive quatro delas)... Tive que me desfazer quando comprei meu primeiro computador, lá pelo ano 1995! (Faz tempo, né?)... E tantas outras coisas que foram aparecendo -e vão continuar aparecendo- para facilitar nossas vidas.

Hoje é raro uma pessoa não estar antenada, ligada no Facebook, no Twitter, no WhatsApp e em tantos outros aplicativos em seus celulares... celulares esses que, praticamente, acabaram com a utilidade que tinham os ''orelhões'' colocados em locais estratégicos (alguns ainda funcionam) para facilitar quem não tinha telefone em casa... ah, o telefone fixo, a cada dia que passa, vai perdendo sua utilidade. Antes a gente o usava para comunicar passando os já desconhecidos fax. Hoje só se comunica via e-mail ou pelo sistema de voz dos aplicativos, sem que a gente gaste dinheiro com tais ligações, tudo via internet!

Se for enumerar o tudo que mudou, e ainda vai mudar, o espaço vai longe... Mas eu queria mesmo é mostrar que se os nossos taxistas não procurarem atender melhor seus clientes, o Uber está chegando por aqui também. O aplicativo já está enviando 'links' oferecendo o serviço e cadastrando motoristas para fazerem parte dessa rede que vem crescendo a cada dia que passa... E, se os profissionais daqui não se cuidarem, vão abrir espaço para o aplicativo.

Alguém poderá dizer que Ipanema é muito pequena para tal serviço, mas ele começou foi pequeno mesmo! E cresceu e hoje está se espalhando pelo país inteiro, mesmo em cidades como a nossa!

Outra coisa que já abordei tempos atrás: a cobrança de acordo com a cara do freguês está fora de moda. Por que os profissionais do volante daqui não procuram os meios para que se coloque taxímetro nos seus veículos? Estamos no século 21, pessoal!

Acho que todos sairiam ganhando, tanto o profissional, como o cliente que ele transportar.

Depois, não vai adiantar reclamar, pois as oportunidades surgem e passam muito rápido na atualidade.
É isso aí! (Claudio Vianei)


Ouça o programa Rádio Alegria
com boa música, entrevistas e
sua participação...

clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário