quinta-feira, 9 de abril de 2020

Difícil, né?

PARA UM ELEITOR...
QUALQUER UM...

Prezado, saudações!
Claudio Vianei
Você está querendo saber qual meu lado político. Pois bem, não tenho mais um lado político e nem político de estimação. Se o cara é honesto, é trabalhador, tem uma família que ele respeita, um cara que goste da sua cidade, que goste de ver as coisas corretas, que não tenha ficha suja, que respeite o seu semelhante, esse sim, pode ser o meu candidato.

Difícil, né? Mas eu acredito que exista gente assim, ainda.
E lado político? Já nem sei o que é isso mais...
Participei, até agora, de todas as eleições no município. Não sei a próxima...  Muita coisa muda de uma hora para outra.

Em política o que a gente vê hoje em dia são jogos de interesses. O sujeito está de um "lado" político, a gente acompanha o mesmo porque  ele se identifica com o que nós pensamos e acreditamos e, de repente, não mais que isso, ele "pula" para o lado que  ele mesmo criticava, que não concordava com o "programa" daquele "lado".

Aí fica a pergunta: "Dá para acreditar que esse político tem compromisso com seus eleitores?" Na minha opinião, não! Se o cara não é fiel aos que nele votaram, o que você  acha?

Infelizmente o cidadão brasileiro, como já ficou provado, idolatra seus políticos e não toma o cuidado de procurar saber que é o CARA!

Tem gente que vota porque o candidato é bonitinho (como me disse uma eleitora), outro, porque o candidato pagou minha conta de energia, ou outros por terem obtido alguma vantagem como ter o tal fulano aviado uma receita médica, dado uma telha, uma sacola de arroz, uma passagem de ônibus para algum lugar, e por aí vai...

Aí o povo quer que o político seja honesto com ele, se ele mesmo foi desonesto consigo mesmo. Na minha opinião, o político se não encontrar quem aceite ser corrompido, pagando pelo seu voto, isso um dia acaba. Mas como acabar se, agora, aproximando as eleições, já há quem esteja se vendendo?

Presenciei um caso aqui na cidade, ode um antigo vereador, ao ser abordado por uma mulher na entrada do prédio da Câmara, (quando ainda era no antigo prédio da prefeitura), querendo umas telhas para cobrir seu barraco que havia sido destelhado na noite anterior por uma ventania...

O vereador (já falecido) disse-lhe na hora:
- Não vou dar nada para vocês. Já fiz muito para vocês todos...
A mulher, tentando convencer o edil, disse-lhe:
- Mas lá em casa são muitos votos pro senhor...
E ele, sem perder a paciência:
- Minha senhora, todos os votos da sua família eu paguei por eles. Fiz isso para fulano, aquilo outro para seu irmão (e foi citando um por um dos votos que ele pagou para se eleger).

Aí é que está o "Q" da questão. Se o eleitor se conscientizasse disso, que os políticos deixam de ter compromisso com o eleitor quando ele paga pelo voto e votasse por acreditar no seu voto e não nas benesses que podem satisfazer um momento, a coisa seria bem diferente. Aceitando a propina do político, depois não tem como cobrar.

É assim que eu vejo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário