quarta-feira, 29 de maio de 2024

29mai2024 - Jornalista: com diploma ou não?

Não faz muita diferença para mim o fato de o diploma de jornalista não estar sendo obrigatório. Acho que não faz mesmo. Tem muita gente que se diz jornalista e escreve tanta asneira que dá pena. Mas há, também, aqueles que escrevem com sabedoria e primam pela riqueza de detalhes que muitos dos "jornalistas" que a gente conhece ou repórteres que vão pra rua, que sequer precisam esquentar a cabeça para encarar uma pauta. Na maioria das vezes são solicitados para corrigirem um ou outro texto e acontece de serem elogiados  em público pelo trabalho realizado, trabalho que alguém produziu e ele apenas divulgou. 

Muitos defendem a volta do diploma de jornalista, da necessidade do curso de uma faculdade. Mas, de que adianta o cara ter um diploma na mão e não saber o que vai levar a quem aguarda uma informação uma notícia? Na minha opinião um diploma de quem ficou quatro anos na faculdade não faz dele um excelente profissional, ainda mais no nivel das faculdades da atualidade onde a preocupação de quem ensina é doutrinar quem entra na mesma com uma intenção e, pouco tempo depois, pouco se preocupa em aprender o que poderia fazer dele um bom jornalista.

É triste a gente ver textos sofríveis, sem nexo, sem um conteúdo que realmente informe a quem está ávido por informação. Todos conhecemos  profissionais que nos brindam com matérias inteligentes e textos que muitas das vezes até nos emocionam.

O que vemos, ao contrário disso, é uma porção de "jornalistas", que saíram da faculdade há tempos, copiando textos de outras pessoas, dando opinião em cima da opinião de outrem, já cansadas de tanto ser repetidas e, em grande parte, opiniões que servem mais para rirmos...


A verdade é que quem quer expor ideias, seja no papel ou na internet, escrever bem independe de alguém ter feito um curso na faculdade.  Primeiro de tudo, para alguém escrever bem, o caminho é muita leitura, pois quem não lê, não vai conseguir escrever. E, por mais que tente o texto vai sair trunca
do, a informação não bate com a realidade e pode ter até efeito contrário ao que a pessoa quer levar ao leitor,

Tem muita gente escrevendo textos horríveis, com vocabulário no mínimo exigido em uma redação de terceira série primária. Essa turma deveria ler um pouco antes de começar a escrever. Talvez, assim, comecem a ser jornalistas de verdade... mesmo sem um diploma embaixo do braço

Quer ser jornalista? Pra quê, pra sofrer? 

Quer ser jornalista? Só pra escrever bem? 

Quer ser jornalista? Sim, pra quê? Pra informar, mas informar com exatidão, de maneira correta. Pra apurar com detalhes e escrever sem embaraço; pra defender o que pensa, mesmo não podendo colocar aquilo no jornal.

A cada dia o que temos visto é um aumento enorme de pessoas que se dizem "jornalistas" e que copiam  trechos de outras autorias e há até quem cite um trecho de "alguém" e diz que aquilo é redação. 

Opinião própria, poucos desses tem.

(Visite minha página debolso-web.blogspot.com)


quarta-feira, 22 de maio de 2024

23abr2024 - O caos em um país desgovernado

O cenário político do Brasil é caótico e não há mais como esconder do povo as lambanças desse desgoverno que está no "comando" do país.

Durante quatro anos de seu mandato Jair Bolsonaro sofreu para governar trabalhando como ele mesmo dizia "dentro das quatro linhas da Constituição". 

A Câmara dos Deputados fez de tudo para prejudicá-lo engavetando projetos importantes para o povo, o Senado tinha um presidente que era um zero à esquerda e agora o que está na direção, o Pacheco, não fica nada a dever pois, além de mau caráter é um traidor dos mineiros que o colocaram onde está, não se esqueçam, com apoio de Bolsonaro.

O Lira, presidente da Câmara, é outro que não merece o lugar em que está. Também apoiado por Bolsonaro chegou à presidência da Câmara mas não tem pulso firme para fazer valer as prerrogativas da Casa. 

Recentemente está circulando nas redes sociais um áudio/video onde ele, em conversa com Alexandre de Moraes, entrega seu colega Alexandre Silveira aos leões e Xandão o condena, mesmo sem um crime que conste em lei, apenas por OPINIÃO, e o deputado está na cadeia cumprindo uma pena que não lhe cabia.

Alexandre de Moraes comprou uma briga onde, com certeza, sairá perdendo, nocauteado, com Elon Musk, o cara mais rico do mundo, dono do X, da SpaceX, da Tesla e outras empresas e que tem mais de trinta satélites dando cobertura ao Brasil com uma tecnologia diferenciada.

Musk botou a boca no trombone e denunciou as falcatruas do ministro que mandou bloquear contas no antigo Twitter (agora X) mas sem dizer que era ele quem nadava e era para colocar como se fossem normas da plataforma.

A coisa agora está denunciada na Câmara dos EUA e a bomba pode explodir a qualquer momento no colo do Xandão, do Lula e de muitos mais que fazem parte desse desgoverno.

Falando da política local a gente ainda não tem muito o que falar pois está todo mundo calado, trabalhando (eu acho) na calada. Fala-se em nomes de prováveis candidatos mas ninguém afirma nem confirma nada. O que se tem como certo é que o atual prefeito deverá ser candidato à reeleição.

Um detalhe, o prefeito, na eleição passada teve apenas 30% do total de votos válidos e sua eleição foi facilitada pelo número de candidatos (Alberto, Dr. Walter, Dr. Jairo e ele) onde se tivessem os demais se unido em torno de uma chapa única a eleição dele teria sido bem difícil.

De acordo com  a opinião dos que debatem todos os dias sobre o assunto na cidade, se desta vez ele tiver que encarar um só candidato a história poderá ser diferente.

Pela cidade se fala em nomes como Alberto do Lilico, Gerciel Gomes, Dr. Walter, Chico do PT, Ana Adriana e outros que são menos conhecidos da massa.

Com relação aos vereadores nesta eleição muita gente deverá se surpreender com quem fica e quem sai da Câmara. Poucos, na minha opinião, deverão continuar ganhando uma boa grana para nada fazer pelo povo. Aliás, se a gente prestar bem atenção, apenas dois vereadores trabalham pelo povo, mas não tem apoio no que fazem. Os demais (sem citar nomes, é claro) ainda não mostraram o que estão fazendo pelo povo.

Mas tem um detalhe: eles
ficaram hibernando durante três anos e meio e agora começam a sair das tocas para correr atrás do eleitor pedindo votos, tentando enganar mais uma vez quem neles acreditou.

Você que vota, entra no Google ou no IA do Edge e pergunte  o que tal vereador fez durante seu mandato. Vai ter uma surpresa.

Eu já dei uns pitacos por lá e sei de muita coisa mas não divulgo. Essa é a minha opinião.

Quer saber mais? Vai lá pra ver!

Um abraço

segunda-feira, 13 de maio de 2024

13mai2024 - A manipulação continua

Pesquisa põe em xeque
eventual reeleição de Lula

A manipulação continua com a velha mídia
querendo dar opinião que não condiz com a realidade. 


Uma pesquisa da
Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, dia 13 de maio, diz que o candidato ainda não declarado a permanecer no cargo, o presidente Lula da Silva (PT), tem uma perspectiva de reeleição em 2026 no mínimo ambígua. 

Para 55% dos entrevistados, ele não merece, no momento, um novo mandato, enquanto 42% acham que ele deveria ser reeleito. Por outro lado, segundo a pesquisa, se as eleições fossem hoje (sic), nenhum outro candidato teria condições de derrotá-lo.

Observação: Um presidente sem povo, sem força no Congresso, que, por onde passa ouve sempre uníssono a frase "lula ladrão, seu lugar é na prisão" como mostram inúmeros vídeos divulgados nas páginas sociais na internet.

Apontam, que na pesquisa foi apresentada uma lista de nove nomes pelos pesquisadores, e 47% disseram que votariam em Lula, contra 49% que não votariam. O mais próximo é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por decisão do TSE: 39% votariam nele, e 54% não votariam. 

Os governadores que disputam o espólio de Bolsonaro têm um desempenho tímido, mas contam com espaço para crescer: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, é desconhecido para 39% dos entrevistados em todo o país; Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, tem 50% de desconhecimento; Romeu Zema (Novo), de Minas, tem 57%; e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, 60%. (Globo).

Observação: Dá para acreditar nessa pesquisa? Tarcísio desconhecido? Ronaldo Caiado também ninguém ouviu falar! Mas o crédito da matéria é de quem? Do Globo! Tá explicado?

A jornalista Mônica Bergamo diz que quanto às eleições municipais, a influência de Lula pesa mais que a de Bolsonaro. 

O levantamento da Genial/Quaest mostra que 33% dos entrevistados votariam em um candidato alinhado ao atual presidente, enquanto 22% prefeririam alguém indicado pelo anterior. A maioria, 37%, gostaria de um nome considerado independente em relação aos dois líderes. (Folha)

Observação: A Mônica a gente já ouviu falar, né? Então nem vale comentar a colocação dela. Se um presidente sem aprovação popular, Lula da Silva, tem mais chance do que Bolsonaro nas eleições municipais deste ano, acho que alguém deve estar deslizando na maionese.