quarta-feira, 29 de maio de 2024

29mai2024 - Jornalista: com diploma ou não?

Não faz muita diferença para mim o fato de o diploma de jornalista não estar sendo obrigatório. Acho que não faz mesmo. Tem muita gente que se diz jornalista e escreve tanta asneira que dá pena. Mas há, também, aqueles que escrevem com sabedoria e primam pela riqueza de detalhes que muitos dos "jornalistas" que a gente conhece ou repórteres que vão pra rua, que sequer precisam esquentar a cabeça para encarar uma pauta. Na maioria das vezes são solicitados para corrigirem um ou outro texto e acontece de serem elogiados  em público pelo trabalho realizado, trabalho que alguém produziu e ele apenas divulgou. 

Muitos defendem a volta do diploma de jornalista, da necessidade do curso de uma faculdade. Mas, de que adianta o cara ter um diploma na mão e não saber o que vai levar a quem aguarda uma informação uma notícia? Na minha opinião um diploma de quem ficou quatro anos na faculdade não faz dele um excelente profissional, ainda mais no nivel das faculdades da atualidade onde a preocupação de quem ensina é doutrinar quem entra na mesma com uma intenção e, pouco tempo depois, pouco se preocupa em aprender o que poderia fazer dele um bom jornalista.

É triste a gente ver textos sofríveis, sem nexo, sem um conteúdo que realmente informe a quem está ávido por informação. Todos conhecemos  profissionais que nos brindam com matérias inteligentes e textos que muitas das vezes até nos emocionam.

O que vemos, ao contrário disso, é uma porção de "jornalistas", que saíram da faculdade há tempos, copiando textos de outras pessoas, dando opinião em cima da opinião de outrem, já cansadas de tanto ser repetidas e, em grande parte, opiniões que servem mais para rirmos...


A verdade é que quem quer expor ideias, seja no papel ou na internet, escrever bem independe de alguém ter feito um curso na faculdade.  Primeiro de tudo, para alguém escrever bem, o caminho é muita leitura, pois quem não lê, não vai conseguir escrever. E, por mais que tente o texto vai sair trunca
do, a informação não bate com a realidade e pode ter até efeito contrário ao que a pessoa quer levar ao leitor,

Tem muita gente escrevendo textos horríveis, com vocabulário no mínimo exigido em uma redação de terceira série primária. Essa turma deveria ler um pouco antes de começar a escrever. Talvez, assim, comecem a ser jornalistas de verdade... mesmo sem um diploma embaixo do braço

Quer ser jornalista? Pra quê, pra sofrer? 

Quer ser jornalista? Só pra escrever bem? 

Quer ser jornalista? Sim, pra quê? Pra informar, mas informar com exatidão, de maneira correta. Pra apurar com detalhes e escrever sem embaraço; pra defender o que pensa, mesmo não podendo colocar aquilo no jornal.

A cada dia o que temos visto é um aumento enorme de pessoas que se dizem "jornalistas" e que copiam  trechos de outras autorias e há até quem cite um trecho de "alguém" e diz que aquilo é redação. 

Opinião própria, poucos desses tem.

(Visite minha página debolso-web.blogspot.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário